Atendendo à minha curiosidade e falta de saber neste assunto, assim como para evitar estresse e falta de paciência sempre que minha mãe me mandar trazer um produto Diet Light do mercado ( ela é diabética), resolvi ler em várias fontes, incluindo resumos simples de artigos acadêmicos, para tentar esclarecer de forma simples esta diferença. Creio que isso possa ajudar muita gente também. Vejamos...

Um Produto Light:  É produzido com redução de pelo menos 25% das calorias, que normalmente teria no produto tradicional. Pode também ser considerado um produto Light, aquele que possuir valor diminuído de nutrientes como gordura saturada, gordura total, açúcar, colesterol, sódio. Exemplificando: Uma pessoa que deseja perder peso, deve optar por este tipo de produto, se por exemplo ela for consumir uma colher da catchup com 100 kcal; fazendo uso de um produto Light estará ingerindo apenas 75 kcal.


Já um produto Diet, assim como o Light , pode apresentar quantidades diminutas de um determinado nutriente, como também (na maioria das vezes) apresenta NENHUM vestígio de um nutriente como carboidratos, açúcar, sal, lactose, gordura etc. Não necessariamente vai possuir uma baixa de calorias.São criados para indivíduos que devem seguir uma dieta baseada na restrição ou redução de um determinado nutriente. Exemplo: minha mãe que é diabética e não deve ingerir açúcar.

Então para quem ainda tiver receio na hora de comprar, é só ler a tabela nutricional e comparar os ingredientes (nutrientes), com sua restrição alimentar.

Eu consegui entender que devo comprar produtos Diet's 0% açúcar para minha mãe, e vocês? tiraram algum proveito?



Revisão Bibliográfica: Castro & colaboradores ,Afinal, o que é diet e light?  Editora: Paulus.
/http://gaad-amigosdiabeticos.blogspot.com.br/2010/11/produtos-light-e-diet-custam-ate-27.html