Hello everyone 

Quando se fala em sereia, o que primeiro nos vem à cabeça é uma linda mulher de cabelos longos, corpo esbelto e escultural, com uma linda cauda de peixe longa e cintilante, acertei?

Se você tem uma concepção diferente de sereia,  por favor compartilha comigo.



Pois bem, desde criança que eu tenho uma inexplicável aversão ao mar, não sei, medo de me afogar se levar em conta minha estatura tudo se explica, misturado com ansiedade, medo do desconhecido, da escuridão oceânica à noite, dos sons, dos animais, dos seres...

Já pararam para imaginar que há lugares nunca explorados pelo homem dentro do oceano? Isso nunca levaram vocês a crer que pode haver não em um universo paralelo, mas dentro do nosso próprio âmbito, seres diferentes do que conhecemos, com seus próprios modos e costumes, vivendo numa civilização?

E quando se falava nos relatos dos Portugueses em suas navegações por sobre o mar tenebroso, onde navios eram afundados por seres marinhos e sereias que encantavam os marinheiros. Sejam estes relatos inventados ou não, por motivos financeiros ou não, imagina lá você de boas na proa do seu barco, quando ''acha'' que pode ter visto um ser metade peixe, metade gente. Não deixa seu corpo gélido?

Pensando com olhar de Biólogo (deixando claro que não estou dizendo que sereia existe ou não existe), eu imagino se nossos antepassados foram Sereias, que se adaptaram a vida na terra, neste caso falo não da imagem que a maioria tem, da bela mulher-peixe, mas de um ser que tivesse característica humana e peixe ao mesmo tempo.

Segundo Evolucionistas e e Estudiosos do Animal Planet  existem linhas de pesquisas voltadas para estudar estes seres míticos. Uma das teorias é a Hipótese do Macaco Aquático: ancestrais mais ou menos próximos dos humanos teriam adotado, durante um certo período, um estilo de vida semiaquático na costa africana, seja pela necessidade de buscar alimento na água ou se defender de predadores.De qualquer modo, esse fato pode ter influenciado sua evolução, gerando uma subespécie anfíbia, enquanto outros hominídeos mantiveram uma existência puramente terrestre.

Seis Explicações que justificam a hipótese do Macaco Aquático:


1.O fato de sermos os únicos primatas que não tem o corpo totalmente recoberto por pelos, uma condição só existente em ambientes aquáticos ou subterrâneos.


2. Os humanos são os únicos mamíferos bípedes. Essa transformação não ocorreria facilmente na savana africana, onde evoluíram os primeiros homens. Já na água, o corpo humano tende a manter essa posição.

3. A respiração do ser humano é diferente da de outros mamíferos, já que temos a capacidade de controlá-la voluntariamente. Tal como os mamíferos marinhos, podemos inalar o ar necessário para mergulhar e depois voltar à superfície para respirar.

4. Assim como os mamíferos aquáticos, e ao contrário dos terrestres, os humanos possuem uma reserva de gordura que retêm durante todo o ano.
5. As lágrimas, a sudorese excessiva e a porção de pele que separa o polegar do dedo indicador sugerem antepassados aquáticos segundo os adeptos da teoria.

6. Por último, nossa facilidade de nadar, em comparação à falta de jeito de muitos mamíferos terrestres na água, sugere que evoluímos de seres aquáticos.



Segundo novos estudos, alguns hominídeos podem ter passado por uma adaptação evolutiva ao ambiente aquático, transformando as duas pernas em uma cauda que lhes permitisse nadar com mais facilidade.


Muitos pesquisadores enfatizam contra a teoria que, por exemplo, existem muitos mamíferos aquáticos totalmente peludos, como lontras e castores. Por outro lado, nenhum mamífero aquático é bípede, e o mais importante, em nenhum momento foram encontrados vestígios fósseis que comprovem a existência de " Macacos Aquáticos" ou sereias. No entanto, nos último anos, diversas pesquisas sugerem a possibilidade de existirem criaturas aquáticas com uma linguagem tão complexa como a do ser humano, o que fez ressurgir a hipótese das sereias.

Agora pensa lá, você no seu Navio/Barco e seu sonar capta um som totalmente diferente dos já descritos na literatura?

Seja pelo mistério, evolução, beleza, livros, filmes, pesquisas e documentários. Acreditar na existência de um ser como este pode estar fora de cogitação para muitos, mas que é mágico e provoca uma sensação encantadora, ah isso sim.


E você? O que te encanta?

Para quem quiser se encantar também:
  • Documentário Discovery Channel: Mermaid, The Body Found
  • Filme adolescente: Aquamarine Assista aqui
  • Série infanto-juvenil: Mako Mermaids
  • Conto Brasileiro/Pernambucano sobre sereias Leia Online
  • Tem algumas sereias citadas na literatura clássica, se quiserem pesquisar sobre elas: Psinoe, Ligeia, Aglaope, Leucopsia e Parténope.





2 Comentários

  1. Ariel, a pequena sereia, também é uma sereia muito famosa hehehe :P
    Ah, quando se fala sereia, eu também lembro das sereias "monstros da mitologia grega", que eram parecidas com aves gigantes com cabeça de mulheres (minha concepção).

    De qualquer maneira, o texto tá excelente e a tua teoria fez sentido pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geente como eu pude esquecer da Ariel rsrsr

      Obrigada

      Excluir

Estou respondendo os comentários por aqui mesmo,aproveita e deixa seu link para que eu possa conhecer seu espaço também ^^. Lazy Beijos