Hello galera! Anos depois finalmente estou de volta para falar sobre a TAG que eu mais gosto aqui do blog, que é a de curiosidades, acredito que é a da maioria das pessoas que leem aqui também! Enfim todos os dias pego trânsito na ida e na volta pro trabalho, e seja pelo fato de atrasar todo mundo ou pelo fato intrigante de não marcar quando eu passo de moto bem no meio da pista que eu indago, como diabos funcionam as lombadas eletrônicas????


Acreditem se quiser, não achei um site sequer que explicasse claramente para um ser humano comum o princípio de funcionamento desta coisa, eu sou lerda e demorei pra compreender, mas fiz um esforço para explicar em palavras simples.

Na pista onde vai ser implantada a lombada eletrônica, é colocado sob o asfalto um fio disposto de forma retangular (para acompanhar a forma da pista), esta ''engenhoca'' é  chamada laço indutivo. As duas extremidades do fio são conectadas a um aparelho detector chamado módulo detector.  Este módulo injeta um sinal com uma certa frequência  no laço que serve para detectar se há um veículo na área do laço. Como um campo magnético se forma em torno do fio, quando o seu veículo passa pelo laço promove uma alteração no campo magnético, quando o módulo detector capta esta variação, através de um algorítimo, calcula a velocidade do veículo em questão. (vejam o desenho profissional esquemático que eu fiz no paint para tentar ilustrar)

M= módulo detector



Daí se você ultrapassa a velocidade permitida, ao receber o sinal o módulo ativa a câmera e dentro de algum tempo você receberá sua multa em casa, com uma linda foto indicando seu veículo e a placa do mesmo haha.

Em velocidades muito baixas o sinal não é gerado, por isso eu já passei correndo e nada aconteceu kkkk, antes eu pensava que era calculado com base no peso do veículo (também) mas agora eu vejo a asneira que eu cogitei.


fontes: diversos lugares da internet e um trabalho legal que eu encontrei http://www.eletr.ufpr.br/marlio/medidas/seminarios/Rodolfo.pdf


Deixe um comentário

Estou respondendo os comentários por aqui mesmo,aproveita e deixa seu link para que eu possa conhecer seu espaço também ^^. Lazy Beijos