E aí povo!

Hoje para quem não sabe é o dia do Biólogo, então achei interessante fazer um post sobre a profissão Biólogo e espero tirar as dúvidas de muita gente.

Quando digo que sou Bióloga, todo mundo já me imagina no mato, acampando, observando espécies e tomando nota de tudo. Aí eu digo, não gente eu trabalho em laboratório, aí todo mundo imagina que eu faço experimentos para descobrir a cura da AIDS. Isso é possível? Absolutamente! Mas o Biólogo também pode atuar em muitas outras áreas, tantas que não caberia citar, então dividi em três grandes áreas para vocês terem uma noção.

Área Ambiental


Na área ambiental o papel do Biólogo é elaborar programas de preservação de fauna e flora. No geral ele se encarrega de estudar sobre a população vegetal e animal de um determinado ambiente e elabora pareceres e relatórios sobre o impacto que determinada ação possa exercer na biodiversidade local. Inúmeras atividades podem ser exercidas pelo Biólogo nesta área, tais como auditoria ambiental, bioética, bioinformática, educação ambiental, Biologia marinha, ecologia, controle de vetores e pragas, gestão e licenciamento ambiental entre outros, implicando tamanha importância do profissional neste âmbito.

Área de Saúde


Em geral o biólogo pode compor o corpo de uma equipe de profissionais de saúde, juntamente com médicos, nutricionistas, biomédicos etc. Ele ajuda na elaboração de políticas públicas de saúde com o objetivo de prevenir epidemias de doenças. Devido a sua gama de conhecimento sobre natureza e organismos vivos, permite que trabalhe também com saúde coletiva, na pesquisa de agentes causadores de doenças, como vírus bactérias e parasitas. Existes muitas outras áreas que competem ao biólogo como o aconselhamento genético, análises clínicas, citogenéticas e citopatológicas, análises microbiológicas (me encaixo aqui), vigilância sanitária, etc.

Biotecnologia e Produção



Para que os experimentos sejam feitos, há a necessidade de equipamentos adequados, as indústrias que desenvolvem estes equipamentos, necessitam de biólogos na equipe. Nós Biólogos também podemos ser contratados para participar de uma equipe que desenvolve  kits biológicos para serem usados nos experimentos. Outras funções comuns a esta área é a perícia/biologia forense, processos biológicos de fermentação para produção de alimentos, gestão de qualidade,  biorremediação, biossegurança  entre outras.

Sim minha gente, as áreas são muitas e não daria para listar aqui haha, mas pelo menos agora vocês sabem que os biólogos não necessariamente precisam trabalhar ''no mato'' tampouco saber de tudo sobre todos os seres vivos, já que as áreas são bem diversas e cada um se especializa no que gosta. Se quiserem saber mais, acessem o Site do Conselho Federal de Biologia

Beijo na testa ;*  e Feliz dia do Biólogo!


2 Comentários

  1. Mostrei esse post a minha sobrinha! Ela vai começar a faculdade de Biologia agora e estava cheia de dúvidas!

    Muito bom esse post!

    Beijos Dinha!

    http://blogdiscutindomoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sou dessas que pensa que vocês trabalham no mato hahaha desculpe! Mas as coisas são tantas hoje em dia que infelizmente gera essa "ignorância". Eu por exemplo não tive aula de biologia no ensino médio...então imagina hahah

    Seu post foi muito informativo eu imagina algumas áreas, mas outras nem fazia idéia!

    Beijo | Amarilis

    ResponderExcluir

Estou respondendo os comentários por aqui mesmo,aproveita e deixa seu link para que eu possa conhecer seu espaço também ^^. Lazy Beijos